Coisas que podes (e deves) fazer pelos Oceanos

Este post é uma tradução de um artigo online da Greenpeace que eu considero de extrema importância. 

Coisas que podes fazer pelos Oceanos

Sem os Oceanos não haveria vida na Terra. Eles ajudam a produzir o ar que respiramos, controlam o nosso clima e são o habitat de 80% da vida na Terra. Sabemos que a atividade humana tem um grande impacto por isso apresentamos-te algumas coisas simples que podes fazer para ajudar a salvar os nossos Oceanos.

1- Tem atenção ao que comes!
Evita comprar peixe que venha de  abastecimentos que estão a ser objeto de sobrepesca ou que utilize métodos de pesca destrutivos.
Fala sobre as tuas preocupações se vires uma espécie ameaçada no menu de um restaurante ou na bancada de uma peixaria.

2- Usa menos plástico para que haja menos chance deste acabar no mar
Por exemplo, podes beber água através de uma garrafa que já tenhas utilizado antes. Usa recipientes reutilizáveis e leva um saco para as compras. Reutiliza e recicla o máximo que puderes.



3- Reduz o teu consumo de energia
Nós precisamos de usar menos combustíveis fósseis para reduzir o impacto das mudanças climáticas e a acidificação dos Oceanos. Deixa o carro em casa pelo menos uma vez por semana e enche os pneus com mais frequência. Sê consciente do uso de energia em casa e no trabalho. Troca as lâmpadas normais por lâmpadas eficientes e desliga os aparelhos eletrónicos se os estás a utilizar.




4- Mantém a praia limpa!
É óbvio, mas por favor, não deixes lixo na praia nem o jogues ao mar. Marca a diferença e junta-te a grupos de limpeza da praia. Podes fazê-lo por conta própria ou participar numa equipa já existente na comunidade. Se fumas, usa um cinzeiro e, por favor, não deites papel na sanita já que eles acabam sempre no mar e estão entre as principais fontes de lixo nas nossas praias.


5- Sê um turista responsável
Para teu destino de férias escolhe um país que apoie os Oceanos. Pesquisa por opções mais amigas do ambiente. Evita comprar jóias coral, acessórios de carapaça de tartaruga, dentes de tubarão e outros produtos de espécies marinhas.



6- Usa produtos livres de químicos!
Não importa o quão longe do mar vives, a água drenada acaba sempre no Oceano. Usa produtos de limpeza domésticos biodegradáveis e produtos de jardinagem livres de químicos como por exemplo, vinagre, sumo de limão ou bicarbonato de sódio.




7- Sê um dono amigo do ambiente
Nunca deites a areia do gato na sanita e não compres peixes de água salgada.


8- Torna-te um defensor dos Oceanos e ajuda a influenciar a mudança na tua comunidade
Pesquisa mais sobre os Oceanos, a vida marinha e a necessidade de santuários do mar e compartilha esse conhecimento para que possas educar e inspirar os outros.
Entra em contacto com políticos locais para que eles saibam que a comunidade apoia santuários do Oceano e outros projetos de conservação marinha e vota em partidos amigos do ambiente.


Ver artigo original aqui.

You May Also Like

0 comentários

Expressa-te.